quinta-feira, 24 de maio de 2012

Não vou tampar e sim urbanizar os rios Tietê e Pinheiros na capital de SP, afirma Levy Fidelix


Levy Fidelix responde à polêmica do jornal O Estado de S. Paulo

O presidente e fundador do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), Levy Fidelix, afirmou nesta quinta (17) que um de seus principais projetos é a canalização dos rios tietê e pinheiros a fim de proporcionar novas vias. O presidente nega informação veiculada no Estadão de que a idéia seja tapar os rios. “Na verdade, eu vou urbanizar. Deixar tudo lindo – ao contrário do que é hoje, 50 km de rio com imundice a céu aberto”, explicou.
Para Levy Fidelix, é possível aproveitar melhor o espaço que atualmente é ocupado apenas pela sujeira dos rios, usando-os para melhorar a mobilidade urbana. Isso porque revitalizá-los, segundo Levy, é inviável no momento. “A revitalização é muito cara e não dá resultados”, afirmou. Segundo o presidente, é necessário criar uma estrutura de sustentação do aerotrem, além de pistas de rolamento para veículos e a construção de uma “freeway” (via livre e rápida). “É uma chance de termos mais pistas para carros circularem, com o Aerotrem pelo meio. De Congonhas a Cumbica sobre o Tietê-Pinheiros, sem desapropriar nada”, disse entusiasmado.
No fim de março, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) aprovou as obras da linha 17-ouro, operada por meio de monotrilho, um sistema mais leve que o metrô convencional e que fará ligação do aeroporto de Congonhas ao estádio do Morumbi (zona oeste de SP). Porém, segundo Levy Fidelix, o sistema não só lembra, como é o próprio Aerotrem que, em seu projeto, circularia nas novas vias construídas nos rios. “O Alckmin colocou na prática o que venho defendendo há muito tempo. O nome ‘aerotrem’ é conceitual, você pode falar monotrilho também se quiser”, disse ao garantir que, na verdade, Alckmin tem “dor de cotovelo”.


Clique sobre a imagem a seguir para ler a matéria do Estado de S. Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário