quarta-feira, 23 de maio de 2012

“Vou usar os rios Tietê e Pinheiros para facilitar a mobilidade urbana de São Paulo”, diz o prefeitável Levy Fidelix



Desde a campanha de 1996, o prefeitável por São Paulo, pelo PRTB, Levy Fidelix, vem debatendo a temática do aproveitamento dos rios Tietê e Pinheiros no perímetro urbano da cidade. Estes rios, em todas as grandes chuvas, inundam e param São Paulo, pois suas águas estagnadas recebem centenas de esgotos e afluentes, sem qualquer tipo de tratamento, com sujeiras de todas as ordens, pneus, colchões, plásticos, etc.

O projeto que Fidelix criou visa aprofundar as calhas de ambos os rios, em mais de 35 metros, e instalar bombas, a cada quilômetro, para aumentar, artificialmente, a velocidade de suas águas impulsionando-as, mais velozmente, e impedindo o seu refluxo. Esse conceito foi criado, pelo prefeitável, após um estudo efetuado junto a experts em geofísica que analisaram a particular movimentação desse rio tão importante que é o Tietê, com suas nascentes localizadas na Serra do Mar, em Salesópoles, o rio se desloca na direção oposta à rotação do planeta, gerando um contrafluxo de água.
Com esta concepção, Fidelix tem por objetivo atuar no perímetro urbano desses grandes rios, no caso do Tietê, começando na divisa com Guarulhos, praticamente chegando a Pirapora do Bom Jesus. Já no Pinheiros, a intervenção terá início na represa de Guarapiranga chegando ao Cebolão de Osasco. Então, através da utilização de chapas de aço e concreto, a quantidade de pistas de rolagem para os veículos que transitam pela região será aumentada, serão instalados ramais para a circulação do Aerotrem e parques, com quadras poliesportivas e outros equipamentos de lazer para a população. Desta forma, será utilizada uma área de 50Km de extensão por 300 metros de largura que hoje é degradada e inaproveitada, com águas que apenas contém doenças e toda sorte de impurezas.
Para Levy Fidelix, é impossível reproduzir, em São Paulo, a limpeza que foi realizada no rio Tâmisa, em Londres, na Inglaterra. “Já foram gastos mais de 3 bilhões de dólares nas gestões do Mário Covas, do Serra e do Alckmin e nada aconteceu, por isso, eu pretendo tirar nossa querida São Paulo dessa inércia de, todos os anos, repetir as enchentes aproveitando essas áreas para a mobilidade urbana, facilitando o trânsito da cidade”, finaliza Fidelix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário